O planejamento de uma disciplina visa organizar o trabalho de sala de aula do professor que caracteriza uma abrangência com base nos parâmetros e nas diretrizes curriculares da disciplina.
O 6° ano do Ensino fundamental se caracteriza por uma reapropriação de conhecimentos aprendidos no primeiro ciclo do ensino fundamental, mais propriamente do 4° e 5° ano.
Será um dos encaminhamentos padronizar habilidades para que o educando a partir do 7° ano tenha todos os fundamentos básicos do conhecimento matemático para o início da álgebra e suas relações com a geometria.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”(Paulo Freire)
Objetivos da Matemática
- Desenvolver a matemática através de investigação e de produção de conhecimento.
- Construir através do conhecimento matemático, valores e atitudes, visando a
formação integral do aluno
- Formar alunos que se apropriem dos conhecimentos de forma que influenciem na formação do pensamento humano e na produção de sua existência por meio das ideias e das tecnologias
- Formular hipóteses e prever resultados
- Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reias e em especial emoutras áreas
Conteúdos estruturantes
- Números e álgebra
- Grandezas e medidas
- Geometria
- Tratamento da Informação
Metodologia (para todos os trimestres)
- Aulas expositivas
- Realizações de atividades escritas com registro no caderno
- Atividades em duplas: situações que envolvam troca de ideias sobre o tema proposto ou que envolvam construção de materiais ou jogos
- Leitura e interpretação de textos informativos presentes nos livros didáticos, jornais,
revistas e outras fontes
- Construções geométricas com utilização de régua e papel quadriculado
- Realização de atividades extraclasse, tarefas, pesquisas, trabalhos de geometria
Instrumento de avaliação
- Produção dos alunos individual ou em grupo, realizados em sala ou em casa, no caderno ou em folha.
- Teste escrito individual com vista a diagnostico e reforço
- Teste com consulta
- Trabalhos
- Pesquisas
- Jogos
- Desafios
- Montagem e desmontagem de caixas e embalagens/ Maquetes
1º Trimestre
Conteúdos
- Sistema de numeração
- Números naturais
- Quatro operações
- Potenciação e radiciação
- Múltiplos e divisores
- Fatoração (M.M.C e M.D.C.)
- Medidas de comprimento
- Medidas de massa
- Geometria plana
- Dados e tabelas
Objetivos
- Identificar diferentes representações do mesmo número
- Identificar bases de contagem
- Ampliar e aprimorar a compreensão das regras S.N.D.
- Identificar e ordenar números naturais
- Utilizar os números naturais em situações de contagem e ordenação
- Representar números naturais na reta numérica
- Efetuar adição, subtração, multiplicação, divisão com operações inversas
- Identificar as operações, técnicas de cálculo e nome dos termos
- Reconhecer e utilizar propriedades das operações
- Estabelecer e registrar estratégias para resolver problemas por meio das operações
com números naturais, partindo de situações do cotidiano
- Desenvolver o cálculo mental
- Escrever produtos e fatores iguais na forma de potencia, identificando base e
expoente
- Identificar e diferenciar formas planas a não planas percebendo a posição dos
objetos explorando o espaço
- Reconhecer e representar ponto, reta, plano, semi-reta e segmento de reta.
- Caracterizar polígonos
- Conceituar números primos e decompor um número em um produto de fatores
primos
- Calcular o perímetro usando unidades de medida padronizadas
- Identificar grandezas como comprimento e massa
- Operar com múltiplos e submúltiplos o quilograma
- Identificar e relacionar elementos geométricos que envolvam o cálculo de perímetro
- Interpretar e identificar os diferentes tipos de gráfico e compilação de dados sendo
capaz de fazer a leitura desses recursos nas diversas formas em que se apresentam
Avaliação
- Conheça os diferentes sistemas de numeração
- Identifique o conjunto dos naturais, comparando e reconhecendo seu elementos
- Realiza operações com números naturais
- Expresse matematicamente, oral ou por escrito, situações – problema que envolvam
as operações com números naturais
- Reconheça o M.M.C e M.D.C. entra dois ou mais números naturais
- Reconheça as potencias como multiplicação de mesmo fator e a radiciação como
sua operação inversa
- Relacione as potencias e as raízes quadradas e cúbicas com padrões numéricos e
geométricos
- Identifique o metro como unidade padrão de medida de comprimento
- Reconheça e compreenda os diversos sistemas de medidas
- Opere com múltiplos e submúltiplos do quilograma
- Reconheça e representa ponto, reta, plano, semirreta e segmento de reta
- Conceitue e classifique polígonos
- Identifique corpos redondos
------------------
Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário