Multiplicar na realidade é somar várias vezes o mesmo número, a multiplicação é um operação que facilita o processo da soma de parcelas iguais.
Vejamos:
Veja, agora o algoritimo da multiplicação. Algoritimo como você sabe, é a conta!!!!
Vejamos:
Luiz foi ao supermercado e comprou 10 pacotes de açucar para levar para passar o mês, cada pacote pesava 5 kilos. Quantos kilos de arroz Luiz levou para a sua casa?
Para resolver este problema você também pode fazer assim:
5 x 10 = 50
5 x 10 = 50
A multiplicação é uma adição de parcelas iguais.
Sendo a, b e c números naturais quaisquer, a sentença matemática que traduz esta operação é: a x b = c
Os fatores a e b também recebem as denominações multiplicador e multiplicando. O multiplicador indica o número de vezes que o multiplicando será adicionado. Assim, no produto 3 x 7, temos:
A técnica operatória, ou algoritmo da multiplicação, sugere que se escrevam os fatores um acima do outro e que se inicie a multiplicação pelas unidades do segundo fator.
Podemos também representar uma multiplicação desta forma:
São 10 linhas e 5 quadrados cada uma:
Veja, agora o algoritimo da multiplicação. Algoritimo como você sabe, é a conta!!!!
10x 5
____
50
____
50
Vejamos um vídeo explicativo
Atividade obrigatória
1) Resolva as multiplicações:
a) Para uma demonstração de uma atividade física, um professor de
Educação Física prepara 59 grupos de alunos. Cada grupo é formado por 32
alunos. Quantos alunos devem participar dessa demonstração?
b) para cobrir o piso de sala ampla foram colocadas 354 placas de 35
metros quadrados cada uma. Quantos metros quadrados tem o piso dessa sala?
c) Considerando 1 mês = 30 dias e
1 ano = 365 dias; 1 semana= sete
dias. Determine:
I)
Quantos dias há em 17 semanas completas.
II)
Quantos dias há em 74 meses completos.
III)
Quantos dias há em 9 anos completos.
IV)
d) Resolva as multiplicações:
I)
235 x45 =
II)
1.234 x 53 =
III)
456 x 72 =
IV)
5.234 x 85=
Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com
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